Principais Interessados - SCP Soc em Conta de Participação

SCP (Sociedade em Conta de Participação) e SPE (Sociedade de Propósito Específico) são empresas constituídas com objetivo definido, utilizadas usualmente para atender à participação temporária de Investidores em algum projeto a ser executado. A principal característica deste tipo de Sociedade é a de que o Investidor (chamado de Sócio Oculto) não participa da administração da Sociedade, sendo esta realizada pelo outro sócio (chamado de Sócio Ostensivo).  A Auditoria deste tipo de sociedade teria por objetivo certificar ao Sócio Oculto, que seu investimento está sendo utilizado para o fim a que se destina, bem como seu retorno, com lucro ou prejuízo, está adequadamente e corretamente apresentado pelo Sócio Ostensivo. Também pode ser de iniciativa do Sócio Ostensivo, para apresentar as contas aos seus parceiros de investimento e confirmar para os mesmos que os valores são adequados e representativos da realidade do projeto em andamento.

SCP – Sociedade em Conta de Participação
Entidade sem personalidade jurídica própria. É a reunião de duas ou mais pessoas, sendo pelo menos uma empresa, que realizam atividades visando lucro comum. O sócio ostensivo, normalmente uma empresa, é o que assume responsabilidades perante terceiros, enquanto o sócio oculto (normalmente um investidor) entra apenas com capital e não se envolve ns atividades sociais. Se o sócio ostensivo vier a falir, os recursos aportados pelos demais sócios participantes são tratados como créditos comuns, não havendo qualquer distinção em relação aos demais credores.

SPE – Sociedade de Propósito Específico
Entidade com personalidade jurídica própria. É criada para atender exclusivamente aos objetivos da operação a que se propõe, sendo os atos praticados nos limites das regras contratuais específicas. As demais características operacionais são semelhantes às de uma SCP (vide acima). Sua principal vantagem, e é o que a difere basicamente da SCP, é o fato de que existe o isolamento das atividades da SPE em relação às outras atividades comerciais do sócio ostensivo (normalmente este é o sócio controlador da sociedade). Se o sócio ostensivo vier a falir, os recursos aportados pelos demais sócios não são tratados como créditos comuns, isolando-se em relação aos demais credores.

Auditoria para satisfação do Sócio Participante (Investidores)
Considerando-se que neste tipo de sociedade SCP/SPE o sócio participante não está envolvido no dia-a-dia das operações, oferecemos auditoria específica para a verificarmos se os procedimentos contábeis e fiscais estão adequados, bem como se os resultados apurados estão corretamente remunerando os investidores.


Voltar
Onde estamos
  • Endereço:
  • Rua Mostardeiro, 157/605 - Rio Branco
  • Porto Alegre - RS - 90430-001
  • Fone: 051 3268-9111
  • Fax: 051 3268-9122